X
 
 
EPISÓDIO 2 - CONSCIÊNCIA

EP 2 – CONSCIÊNCIA
Autor: Bruno Silveira

\"No amor não há temor. Antes, o
perfeito amor lança fora o temor,
porque o temor envolve castigo, e quem
teme não é perfeito no amor.\"
I São João 4,18

   Faaaala meu jovem, aqui estamos nós! Seguindo ansiosos e cheios da expectativa da transformação que Cristo quer fazer em nossas vidas. E nesse episódio e devocional quero levar você a encontrar em Deus a sua força, caminho e refúgio. Para isso, precisamos ter consciência de quem somos em Deus. Então bora pra viagem na palavra de Deus?

Antes de tudo é preciso que saibamos o significado da palavra CONSCIÊNCIA:

Consciência
Substantivo feminino

1.sentimento ou conhecimento que permite ao
ser humano vivenciar, experimentar ou
compreender aspectos ou a totalidade de seu
mundo interior.

   Leu o significado? É importante entendermos que quando temos Consciência nos vivenciamos, experimentamos e compreendemos tudo o que fazemos e o que está a nossa volta. O contrário da consciência é a inconsciência, por isso quando uma pessoa desmaia ou está em coma, dizemos que ela está inconsciente pois ela não consegue reagir ou mostrar sinais vitais e visíveis de estímulos a alguma ação ou situação.

   Assim é na vida com Deus. Se não temos a consciência de que ELE nos amou primeiro (1 João 4,19), de que Deus quer o nosso bem (2 Co 9,8) e de que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8,28) nós não vamos conseguir transformar a nossa vida por inteiro. Trabalharemos, nos cansaremos e sempre estaremos “inconscientes”. Tudo o que precisamos e necessitamos em Deus para viver conforme o seu amor já está dentro de nós. Mas fique atento! Na primeira carta de São João ele vai ensinar e salientar que o homem mesmo tendo a capacidade de amar, e tendo o amor a seu alcance, ele é incapaz humanamente de alcança-lo por suas próprias forças. Por isso, foi necessário que o próprio Deus viesse em seu auxílio não só para revelar o amor mas para ascender em nossos corações esse sentimento através do Espírito Santo.

Lembre-se: O verdadeiro amor sempre é Deus!

PAUSA PARA INSERIR ESSA VERDADE EM SUA VIDA!

   É preciso permanecer no estado de consciência do amor e sempre recebê-lo. Se eu tenho consciência amor de Deus eu vou me sentir amado, o perfeito amor lança fora todo o medo. Então meu jovem, pega essa verdade... se o perfeito amor lança fora todo o medo, não significa então que quando você tem consciência do amor de Deus por você ele passou a te amar e por isso o medo foi, Ele sempre te amou, agora você é que tem consciência disso.

3 ENSINAMENTOS DA 1ª CARTA DE SÃO JOÃO PARA SE TRANSFORMAR E TER CONSCIÊNCIA DO PLANO DE AMOR E SALVAÇÃO DE DEUS!

1º ENSINAMENTO: CAMINHE NA VERDADE

   6.\"Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade. 7.Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 8.Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9.Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade. 10.Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós.\"
I São João 1,6-10

2º ENSINAMENTO: SEJA CARIDOSO

   \"11.Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. 12.Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito. 13.Nisso é que conhecemos que estamos nele e ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito.\"
I São João 4,11-13

3º ENSINAMENTO: FÉ NO AMOR DE DEUS

    \"18.No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor. 19.Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro.\"
I São João 4,18-19

Querido irmão e irmã, Deus quer que tenhamos a consciência de quem somos e do que
carregamos, das maravilhas e da glória que Ele quer nos revelar grandes maravilhas, assim
como fez com Maria ao receber a notícia que seria a mãe do salvador. Esteja consciente e em
uma atitude de expectativa diante das orações, da leitura da bíblia e da vivência do seu dia a
dia com Deus.
Ter caridade para como o irmão só é possível quando entendemos que Deus é caridoso para
conosco, dando sua vida por nós, só é possível caminhar na verdade se temos a consciência
de que a VERDADE é uma pessoa e essa pessoa é Jesus Cristo. E por último é preciso ter fé
para que o amor de Deus penetre nosso coração e tenhamos essa consciência divina e tão
bela.

ALINHE-SE AO MODELO

Em Isaías 49,15-16, Ele diz: \"Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. Eis que estás gravada na palma de minhas mãos\". Deus está dizendo que somos importantes, que temos um valor inestimável para Ele e o mais lindo, que Ele o próprio Deus tem o meu e o seu nome gravado em suas sagradas mãos. Isso significa que Ele sempre está com você, amando, cuidando, corrigindo e fazendo o melhor. Tire da sua mente as rejeições humanas pois elas não te definem, tire da sua vida os sentimentos de morte, rancor e falta de perdão. Deus quer derramar bênçãos e graças em todos os momentos da sua vida.

ESQUENTANDO OS MOTORES! ORE COMIGO!

Paizinho, quero sentir a sua presença sempre ao meu lado, me faz ter a consciência do seu amor, da sua presença, do seu agir e da sua graça em minha vida. Seja eu doente, fraco, cansado ou alegre e cheio de paz faz-me ser grato por sua vida em mim.

Leva-me aos corações que estão mortos, vagando pelo mundo sem despertar para a consciência do teu amor. Que eu possa nesses lugares Jesus falar do seu amor por nós, da sua misericórdia infinita e da sua graça. Jesus quero ser caridoso, amar meus irmãos assim como Você os ama.
Dias complicados, dias tristes e conturbados também passam.

Não me deixe passar por eles sem perceber que também nesses dias estás aqui. Faz meu coração repousar em suas asas de amor e que eu possa voar como águia, livre e abandonado em ti. Amém

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
 
Contato